1. Contar a história de Levi e Jason (e durante a história dar uma pedra para cada criança colocar no sapato, como está na história, e fazer eles andarem reverentemente pela sala).
Levi ainda estava com raiva de seu irmão mais velho, Jason. Jason tinha acabado de tirar sua carteira de motorista. Na semana passada, ele tinha atropelado a bicicleta de Levi, embora Levi tivesse estacionado sua bicicleta cuidadosamente ao lado da garagem.
Durante muito tempo ele havia guardado o seu próprio dinheiro para comprar uma bicicleta e agora ela estava estragada.
"Eu realmente sinto muito. Eu vou consertá-la e deixá-la nova de novo", Jason prometeu.
Levi olhou para o pára-choque amassado e disse: "Não será a mesma coisa."
Jason pediu desculpas novamente, mas Levi se recusou a ouvir. "Se você não fosse um motorista tão ruim, você não teria destruído a minha bicicleta."
Jason disse: "Eu disse que vou consertar a bicicleta."
Levi saiu e ficou trancado o resto do dia no quarto, saindo apenas quando a mãe chamou, para jantar.
Isso tudo aconteceu numa quarta-feira passada. Levi ficou sentindo esse rancor por quatro dias. Incomodava-o, estar com raiva de Jason. Ainda assim, ele não perdoou seu irmão.
Então no domingo ele foi para a primária e a irmã, que era segunda conselheira, apresentou o tempo de compartilhar, dando uma pedra para cada criança e fazendo as crianças colocarem em seus sapatos e caminhar na sala reverentemente.
Levi levantou o pé e colocou a pedra em seu sapato. A pequena pedra incomodou um pouco e então ele moveu-a para um local mais confortável, mas ela continuava lá esfregando em seu pé.
Algumas crianças começaram a mancar e abaixaram-se para remover suas pedras.
Levi manteve a pedra no seu sapato. Ele começou a se sentir um incômodo maior enquanto caminhava.
Depois de alguns minutos, a irmã disse às crianças para tomar os seus lugares e remover as pedras de seus sapatos. Ela recolheu cada pedra e explicou: “Essas pequenas pedras são como os sentimentos que temos quando não perdoamos alguém que nos ofendeu. Elas podem no começo não incomodar muito, mas, em seguida, vai ficando cada vez pior".
"Às vezes precisamos perdoar, mesmo quando a outra pessoa não pedir desculpas ou se arrepender," lembrou a irmã.
Levi pensou no que a irmã da primária havia falado durante o resto do domingo. E após o jantar naquela noite, quando seus pais pediu aos membros da família que contassem o que tinham aprendido na igreja, Levi disse-lhes sobre as pedras.
Antes de ir para a cama, Levi bateu na porta de Jason. "Me desculpe, eu fui um idiota", disse ele quando Jason abriu a porta. "Eu sei que você não queria atropelar a minha bicicleta."
"Ei, eu sou o único que está arrependido." Jason puxou Levi em um abraço de urso e levantou-o do chão. "O que você diz que trabalhamos juntos na bicicleta amanhã depois da escola? Vou pedir ao papai para usar suas ferramentas. "
"Ótimo!", Disse Levi, e como ele foi para seu quarto, ele pensou: "Eu realmente me sinto ótimo!"
2. Atividade com quebra-cabeça (desenho de uma pomba, que é o símbolo da paz) e fazer as crianças falarem o que sabem sobre o perdão.
*Vou imprimir bem grande e recortar para fazer o quebra-cabeça.
3. Termine falando que Cristo teve muitas “pedras em seu sapato” e até mesmo quando estava na cruz, ao ser crucificado ele perdoou as pessoas.
4. Se der tempo e quiser, cantar a 1ª estrofe da música “Faze-me, ó Pai, Perdoar”.