16 de jun. de 2014

TC 4º Dom.: O trabalho de história da família me conecta a meus antepassados

Sempre quando falamos em história da família me vem a cabeça a árvore genealógica ou gráfico de linhagem... mas podemos fazer mais, descobrir sobre nossos antepassados e ancestrais, conhecer eles... como fazer isso??? Através de atividades em família.
Algumas atividades que podemos fazer:
  • Jogo: Conhecendo cada um. O que pode ser feito é entregar um papel para cada membro da família que esteja presente na reunião familiar e cada um deve escrever ou desenhar (crianças menores) em um papel o que gosta de fazer, o que não gosta de fazer, como é sua descrição física... isso tudo sem colocar o nome. Então coloca dentro de um saquinho e depois de misturar bem, cada pessoa pega um papel do saquinho e então todos lêem e tentam descobrir quem é. Aproveitem para contar histórias e depois estimulem todos a escreverem diários e a pesquisar a história de seus familiares.
  • Outra atividade, coloque em um papel uma foto de um antepassado e o nome, faça isso com várias membros da família (avós, bisavós, tios e etc.) então coloquem dentro de um saquinho todos eles e convide um membro da família a retirar um, e então peça para aquela pessoa contar o que sabe sobre aquela pessoa (pode ser datas, lugares ou histórias da pessoa), assim testaremos o conhecimento e nos aproximaremos mais de nossos antepassados
  • Mais uma opção é colocar dentro de um saquinho palavras como: data de nascimento ou óbito, certidão de óbito, certidão de nascimento, registo de casamento, gráfico de linhagem, parente, família... e pode ir acrescentando, então pede também para alguém tirar uma dessas palavras e então discutem o que significa a palavra. Você também pode pedir por exemplo para falar a data de um determinado parente se alguém pegou a palavra data. Depois desafie cada membro a buscar uma informação sobre um parente durante a semana.
Agora, vou deixar aqui o link de três discursos interessantes sobre a história da família:
E onde encontrar recursos sobre esse assunto no site da igreja.
Eu irei fazer o tempo de compartilhar dessa semana, ainda não sei ao certo como fazer... mas vou postar aqui algumas ideias e sugestões que podem auxiliar vocês!




A ideia que achei mais interessante de gráfico em árvore é pegar a imagem abaixo por exemplo e usar o dedo e um carimbo para fazer as folhas da árvore e ir preenchendo com o nome dos familiares.


*O ideal seria dividir o TC em dois, com as classes de crianças dos Raios de Sol e CTR / Valorosos, porque assim poderiam direcionar a atividade de maneira diferente.

3 comentários:

Dani Queiroz de Souza disse...

Amei! Amei! Já postei no Primária SUD Online e vou usar com minhas crianças! Obrigada, mais uma vez!

Regina disse...

Que trabalho maravilhoso amei as idéias, parabéns.

Altina Farias disse...

Em minha ala dividimos o TC para trabalharmos melhor com os Raios de Sol, e tem sido sempre um desafio adaptar as atividades para eles. Para o 4º domingo, convidei as mães para levar fotos e/ou objetos de ancestrais e para contar histórias relacionadas a estes para a classe. Espero que dê certo!