2 de mai de 2010

Tempo de Compartilhar - 1 Dom. Maio

Bom, o TC que preparei foi mais para a classe dos Raios de Sol com as crianças do CTR que ainda não sabem ler.

O tema do TC da semana era: MINHA FÉ EM JESUS CRISTO AUMENTA QUANDO SOU OBEDIENTE.

O TC começou com a leitura da 4a. Regra de Fé (mesmo sendo para as crianças que não sabem ler, é necessário que você leia para a classe repetir ou para uma criança que você escolheu repita como se estivesse lendo!!! Isso vai incentivá-la futuramente!!! Pode ter certeza!)

Após a leitura mostrei o cartaz que eu fiz com os princípios da quarta regra de fé, em forma de escada. Como se fossem os passos que nos aproximará de Jesus Cristo se formos obedientes ao cumprir com estes princípios.
No cartaz tem um garotinho que vai nos mostrar como ele está fazendo para seguir o exemplo do Salvador e para ter mais fé Nele.

Dei o nome de Joãozinho e então começamos com os passos (a medida que aprendemos sobre outro princípio, o Joãozinho vai subindo o degrau, como na figura).


1- Contei para as crianças que o Joãozinho aprendeu a música FÉ na primária e fez gestos que o ajudou a recordar sempre da música (aproveite para cantar com as crianças a música e faça gestos com eles). Então contei uma historia, que aconteceu mais ou menos assim:
"Joãozinho estava na escola brincando na hora do recreio, mas infelizmente perdeu o seu anel do CTR. Ele ficou muito triste, pois não o encontrava em nenhum lugar. Ainda mais que o parquinho onde ele brincava era de areia e pedrinhas. Seu amiguinho, falou que ele nunca mais iria encontrar o anel. Mas antes de dormir, Joãozinho orou ao Pai Celestial pedindo que o ajudasse a encontrar seu anel novamente. No dia seguinte quando foi ao parquinho, lá estava o anel do CTR. E Joãozinho soube que encontrou o anel somente porque teve fé no Salvador."

2- Expliquei às crianças que às vezes fazemos algo errado e que quando fazemos sentimos dor, como se tivéssemos nos cortado. Sentiremos também tristeza porque sabemos que fizemos algo errado. E a história foi a seguinte:
"Certa vez Joãozinho foi comprar linha para sua mãe, porque ela queria costurar. Quando foi pagar o fio, Joãozinho viu algumas balas e teve vontade de comprar, mas o dinheiro não era o suficiente. Joãozinho aproveitou que a atendente não estava olhando e pegou as balas e foi comendo até em casa. Durante o trajeto até em casa, começou a pensar no que havia feito e no que seus pais lhe ensinaram. Ele sabia que havia feito algo errado e que precisava pedir perdão ao Pai Celestial e ao dono da loja, pois aprendeu que quando faz algo errado precisa consertar o erro que é uma forma de pedir perdão. Joãozinho havia aprendido em casa e na Igreja que quando se comete um erro e se arrepende nunca mais deve fazer novamente."
Explique que se decidirmos fazer sempre o certo daremos um passo a mais para estarmos mais perto de Jesus Cristo.

3- O próximo passo fiz uma pergunta: Como nós podemos nos tornar membros da Igreja?
Explique que o batismo é o terceiro degrau que nos leva a seguirmos e a obedecermos a Cristo.
E a história que contei foi:
"Joãozinho sempre esperou pelo dia do seu batismo, mas 3 dias antes ele ficou muito doente. Sua mãe o levou no médico, que disse que Joãozinho deveria ficar de cama por 1 semana. Joãozinho ficou muito triste e teve vontade de chorar, porque não poderia se batizar no dia de seu aniversário de 8 anos. Então, ele voltou pra casa com sua mãe e ficou de cama. No dia seguinte, ele ainda estava bem ruim mas ele orou ao Pai Celestial e implorou que ficasse bom. Então no próximo dia, era seu aniversário, ele estava bem e sem febre e pode ser batizado. Joãozinho sabia que só foi batizado porque teve o desejo de seguir o exemplo de Cristo que foi batizado no rio de Jordão e assim demonstrou fé."

4- Todos nós quando nos tornamos membros da Igreja recebemos o Dom do Espírito Santo, que é um presente constante em nossas vidas, que sempre vai estar conosco e nunca irá estragar. Nesse passo utilizei a seguinte história:
"Certa noite, Joãozinho acordou muito assustado após um pesadelo e teve muito medo. Mas ele lembrou o que aprendeu na Primária que quando estamos preocupados, assustados devemos fazer uma oração pedindo proteção e conforto. Enquanto ele orava Joãozinho sentiu uma paz no coração e o medo foi embora."
Então faça a seguinte pergunta as crianças: Sabe por que o medo de Joãozinho passou?
Diga às crianças que foi o Espírito Santo consolou Joãozinho e o protegeu do pesadelo.

Explique às crianças que quando fazemos as coisas como Joãozinho fez estamos subindo uma escada que nos ajudará a nos transformarmos em pessoas parecidas com Jesus Cristo e nossa fé aumentará porque estaremos sendo obedientes e assim, seremos abençoados e o Senhor responderá às nossas orações.

Em seguida, preste seu testemunho.

0 comentários: